domingo, 9 de agosto de 2009
Beleza vs Culto
Neste Sábado último atravessei a fronteira, visitar "nuestros hermanos", até Santiago de Compostela. Já me tinham falado que seria um local muito interessante a visitar. A curiosidade aliada à oportunidade levaram até lá.
De facto, Santiago de Compostela tem belos edifícios, bela arquitectura e uma igreja deslumbrante. Simplesmente uma das mais belas que já vi! Arrepiante e poderosa demonstração do amor humano pelo culto. Não há palavras que descrevam tanta beleza...
Contudo, durante a minha visita dei por mim a pensar, no fundo da igreja aquando observava o principal altar e as pessoas, sobre o realmente trouxe move tanta gente até aqui.
Posso dizer com quase toda a certeza que 90% das pessoas que lá estavam na igreja apresentavam-se como católicos mas adoram apenas a arte. Deliciaram-se com as belas esculturas e imagens. E, rezar??? Falar com ou a Deus?? Pelo aquilo que me apercebi apenas se adorou o trabalho do homem, mas não havia um tempinho para justificar o titulo de cristãos? As pessoas, e quando falo de pessoas lembro-me que eu também fazia parte dessa multidão, não associaram a beleza das obras humanas como forma de agradecimento a uma instância superior. Penso que esse é o verdadeiro intuito deste tipo de locais de culto.
Não está em causa o facto de as pessoas atentarem ao físico... mas sim em APENAS atentarem ao físico e não associarem o simbólico.
Talvez até tenha sido um pensamento excêntrico da minha parte... contudo, após esta reflexão, senti-me estranho. Difícil de explicar. Vim para o exterior, pois senti que pactuava apenas com a beleza, sendo mais um entre aquela multidão.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Mais uma vez, revelas capacidade, e penso que necessidade, de interrogares a realidade e os factos.
ResponderEliminarNão te limitaste a verificar a movimentação das pessoas nem a admirar a arte. Interrogaste os comportamentos das gentes.
Aqueles que dizem que a gente nova, hoje em dia, põe de lados as interrogações vitais, porque podem ser entraves ao "gozar a vida", podiam passar por este post...
Donde vimos? O que fazemos aqui? Para onde vamos?
Da resposta a estas questões, depende uma orientação de vida.
Tens razão. Muita gente para admirar a arte dos artistas! Tão pouca para chegar, pela arte, ao Grande Artista!
MP