segunda-feira, 29 de junho de 2009
Juventude Cruz Vermelha
Aqui ficam um resumo das actividades desenvolvidas desde o inicio do JCV. É muito gratificante trabalhar com gente mais nova que eu... vê-se muita energia fértil naquelas almas. Uma palavra de apreço para os meus companheiros que orientam esta "juventude".
1. Desculpa a qualidade de algumas imagens e da inoperância do operador do vídeo e algumas "cambalhotas" (eu.. lol);
2. O vídeo está um pouco extenso...
domingo, 28 de junho de 2009
Convívio...
Este momento é o culminar de um ano complicado em que realça a união de um grupo.
sábado, 27 de junho de 2009
Logicamente… Einstein
Duas crianças estavam a patinar num lago gelado na Alemanha. Era uma tarde nublada e fria, e as crianças brincavam despreocupadas.
De repente, o gelo quebrou-se e uma das crianças caiu, ficando presa na fenda que se formou.
A outra, vendo o seu amigo preso e a congelar, tirou um dos patins e começou a golpear o gelo com todas as suas forças, conseguindo por fim quebrá-lo e libertar o amigo.
Quando os bombeiros chegaram e viram o que tinha acontecido, perguntaram ao menino:
- Como conseguiste fazer isto?
- É impossível que tenhas conseguido quebrar o gelo, és tão pequeno e tens umas mãos tão frágeis!
Nesse instante, o génio Albert Einstein que passava pelo local, comentou:
- Eu sei como ele conseguiu.
Todos perguntaram:
- Pode nos dizer como?
- É simples - respondeu Einstein -não havia ninguém ao seu redor, para lhe dizer que não seria capaz. Fazer ou não fazer algo, só depende de nossa vontade e perseverança.
Em suma, preocupe-se mais com sua consciência do que com sua reputação. Porque sua consciência é o que tu és, e tua reputação é o que os outros pensam de ti.
E o que os outros pensam… é problema deles.
quinta-feira, 25 de junho de 2009
quarta-feira, 24 de junho de 2009
Arraial da JCV
Como não pode faltar num arraial do Texas haverá: touro mecânico, insufláveis para as crianças, jogos tradicionais, porco no espeto, bifanas, caldo verde.... e mais surpresas! Tudo isto regado do bom vinho desta região e, claro está, água também.
terça-feira, 23 de junho de 2009
domingo, 21 de junho de 2009
sábado, 20 de junho de 2009
"Os 12 Mandamentos da Mulher..."
1. Mulher não mente - omite factos.
2. Mulher não fofoca - troca informações.
3. Mulher não trai - vinga-se.
4. Mulher não fica bêbada - entra em estado de alegria.
5. Mulher nunca aborrece ninguém - apenas é sincera.
6. Mulher não grita - testa as cordas vocais.
7. Mulher nunca chora - lava as pupilas dos olhos com frequência.
8. Mulher nunca olha para um homem com segundas intenções - apenas verifica as suas formas anatómicas.
9. Mulher sempre entende o que homem diz - só pede que explique novamente para testar sua capacidade de raciocínio.
10. Mulher não sente preguiça - descansa a beleza.
11. Mulher não perde a cabeça com compras - apenas esforça-se por fazer girar a economia da nação.
sexta-feira, 19 de junho de 2009
Estatutos...
Nesta manhã as coisas até correram bem... Hoje no serviço jovens entre os 18 e 25 anos cuidaram de todos os doente. Acrescento que a maioria destes doente são pessoas com mais de 60 anos! Trabalhamos em equipa... e deu tudo certo!
Contudo, logo pela manha apercebi que havia algo de estranho. Colocaram as doentes que "faziam mais silencio e mais caladas" numa enfermaria... estranhei, mas tudo bem. Estavam lá três senhoras e uma cama vazia. Por voltas das 10 horas chega a doente que vai ocupar essa cama. Para meu espanto vejo toda a gente a "correr" para ir receber aquela doente. Chegou sobre alto aparato, só faltou a comunicação social para reportar o caso nas revistas cor de rosa. Era nem mais nem menos que a "Sr.ª Enf. CHEFE do serviço de Cardiologia". Ui... a chefe!
Vou tentar ser breve no que quero reportar:
- Recusou ser tratado por alunos de enfermagem e medicina;
- "Pediu" para ficar num quarto privado ou no mais calmo;
- Usa o W. C. dos funcionários do serviço;
- Exige que a tratem por "Sr.ª enf. X";
- Os próprio enf. na passagem de turno ressaltam a importância daquela doente ser a "enf. chefe", como dado muitíssimo relevante (talvez o principal dado com referencial diagnostico!);
- Nas visitas... bem... hoje só há hora de almoço estavam 8 pessoas em volta dela;
Isto foi o que me apercebi durante apenas algumas horas. E, agora eu pergunto: onde está a ética? (será que faltou a essas aulas?) respeito pelos outros doente? e outros profissionais de saúde? será ela uma doente ou "hospede"? muitas perguntas emergem á minha cabeça...
quarta-feira, 17 de junho de 2009
Curandeiro - medicina vs estupidez
Devo confessar que achei muita piada a este video. Mas realço a coragem deste individuo...
Espero que se divirtam!
Nota: isto não a gozar... apenas a partilhar um momento de boa disposição.
Motivações - Cuidar ou tratar
Para muitos a alegria deixa de ser uma utopia quando os bolsos e a conta bancária estão lotadas. Não é o meu caso! É verdade que gostava de ter dinheiro suficiente para me sustentar, ter boa qualidade de vida! Depende é do significado de qualidade de vida. Isso daria pano para mangas...
Ao conversar com uma doente... verifiquei, mais uma vez, que as acções por si só apenas tratam. Não é isso que eu quero fazer... Quero CUIDAR de pessoas! O cuidar implica, sumariamente, uma componente de escuta activa, preocupação, interesse nos melhor bem estar do utente, capacidade de perceber as preocupações deste... etc... com tudo isto visando ganho favoráveis na saúde do doente. Podemos dizer que tratamos uma ferida, pois quando apenas executamos o tratamento a esta com algum tipo de terapêutica. Todavia é possível cuidar de feridas. Ao cuidar de feridas estamos a perceber o porquê desta existir e assim reduzir a probabilidade de reaparecimento, aconselhar o doente a adquirir certos hábitos mais saudáveis... Aqui reside a essência de do cuidar!
Pois bem, este foi o substrato de uma manhã no hospital. Muito produtiva para mim...
Em casa... não pude deixar me sentir extremamente alegre uma mensagem que vi acerca de mim. Independentemente do teor dessa mensagem a pessoa que a escreve e quando o faz ... fez-me sentir mais vivo. Obrigado, Amigo!
segunda-feira, 15 de junho de 2009
Desporto - Vila Cova
sábado, 13 de junho de 2009
O Verão e os idosos...
Uma das vantagens, de estar na área da saúde, é que nunca teria um dia igual ao outro, porque os doentes mudam, as patologias mudam, as intervenções diárias mudam... não me iria aborrecer uma vez que não seria monótono. Bem... a minha ideia inicial revela-se verdadeira, no entanto o facto é que frequentemente os doentes são os mesmos de um dia para a outro e por vezes pouca coisa muda...
Com a chegada do Verão é ver os idosos chegar ao serviço! Sim, pode ser por desidratação (o mais frequente nesta altura do ano), mas o principal diagnóstico de entrada é "ABANDONO AGUDO"...
4 doentes idosos, praticamente dependentes em todos os aspectos da sua vida, foram levados para as urgências por suposta infecção urinária ou prostração (quando ás vezes até estão agitados demais...) e lá foram deixados pelos familiares, apressados para ir de férias com a família... Como os idosos não podem ficar no SU, são transferidos para as Medicinas e, ei-los lá até as famílias virem de férias.
Pois é, não são só os animais que são abandonados nas estradas e canis... os idosos também! E destes que vão para o SU sabemos nós... e os que ficam em casa á sua mercê? Nem quero pensar... as pessoas que nos criaram, que fizeram tudo para que possamos ter um tostão para irmos de férias, são as que mais sofrem nestas alturas! De certeza que estes filhos e netos pensam que nunca vão ter mais de 70 anos e que vão sempre depender apenas de si mesmos... Enfim...
Bem, vamos cá ver outra vertente da história! Os familiares que cuidam de alguém que precisa de si a 100%, cuida deles 24 horas dia... todos os dias, durante anos! Esses cuidadores muitas vezes perdem trabalho para cuidar do seu familiar... não os podem colocar num lar porque economicamente não é possível. Eles ficam em casa, SEMPRE, e só podem sair para ir ás compras ou ao médico quando está mais alguém em casa, senão o velhinho fica sozinho e pode acontecer alguma coisa. Imaginem o esgotamento destas pessoas... por mais que amem e que façam tudo por tudo... também sofrem, também se cansam...
É importante ver as situações pelos 2 lados!
Agora, sou de acordo que todos os familiares que cuidam de outros devam ter a sua pausa, para bem da sua sanidade mental (e mesmo física), mas para isso era necessário haverem meios sociais...blá blá blá...que, infelizmente na nossa sociedade, são miragens!
Poderão pensar que o que disse hoje são situações mais sociais do que relacionadas com a saúde. Contudo a saúde faz parte da sociedade. É assim na nossa saúde, e é assim na nossa vida em geral!
sexta-feira, 12 de junho de 2009
Viva la Vida...
quinta-feira, 11 de junho de 2009
94 milhoes... vale a pena?
Hoje, o assunto do dia: Cristiano Ronaldo e a sua megalómana transferência para Madrid!
1. Será que podemos dizer que o Man. utd vai fazer um bom negocio? ou será que o Real Madrid é que o está a fazer? Os mais cépticos dirão, e muito bem, só o tempo o dirá! Todavia, no meu entender penso que será um bom negocio para o Man. Utd. CR7 já ganhou tudo o tinha para ganhar aos 24 anos. É normal que a sua mentalidade ganhadora comece a ter objectivos diferentes. Este atleta português, um dos melhores do mundo, sempre manifestou vontade por novos desafios. Parece que nunca soube "agradecer" o facto que o Man. utd o ter transformado no Melhor do Mundo. Sim, porque tenho a certeza que se CR7 tivesse ido parar a outro clube quando saiu do Sporting, quase certo que seria um jogador vulgar. Certamente que os "red devils" em breve encontrarão um substituto para a camisa 7. Nisso eles são os melhores.
Não percebo como um atleta prefere, abandonar a melhor estrutura de futebol do mundo para a ribalta dos flashes, fama, festas, etc. Temos muitos exemplos: Beckham, Ronaldo, Robben, Van Nistelrooy, Ronaldinho...
Desta forma, e confirmando o proverbio popular "quem não está bem que se mude". Infelizmente, como adepto português, penso que C. Ronaldo terá o mesmo destino que outras vedetas o tiveram no Real Madrid. Apenas os flashes e festas sem títulos de renome.
2. Alguém profissionalmente valera realmente 94 milhões? Agora, entramos numa atmosfera diferente. CR7 como Messi são estrelas no mundo de futebol. Dão espectáculo dentro de campo! Neste momento, penso que se procura já não é ser uma estrela no futebol mas antes uma vedeta. Claro está que as vedetas são caras. Ele será o jogador mais caro de sempre. Justifica-se? não. Não posso deixar de referir que há muitos interessados nas transferências dos jogadores de futebol: os empresários! Um jogador estável num clube não gera rendimento ao empresário. Este, vive das movimentações dos atletas. É natural que estes sejam dos mais interessados nas mega-tranferencias, pois tambem lhe "cai algum no bolso".
Há outros profissionais que não são futebolistas que não são reconhecidos. Também não é de estranhar porque não aparecem nas revistas. Depois estranhamos que o mundo está em crise: 94 milhões.
3. Sou contra essas transferências. isso é brincar com o dinheiro ao qual muito tem falta. Então em época de crise... nem se fala. Muita gente a passar fome, outros a ganhar misérias...
Os doutores do futebol deveriam pensar se não está na altura de pôr limites a isto!
quarta-feira, 10 de junho de 2009
Resultados eleitorais... daqui!
segunda-feira, 8 de junho de 2009
domingo, 7 de junho de 2009
Burla - usam a doença da criança
No concelho de Paredes, têm-se repetido episódios de burlas, nos últimos meses. Em causa estão pessoas que usam a doença rara de uma menina de Lordelo para fazerem peditórios e venderem terços. Os pais de Cláudia, cuja medula óssea foi transplantada há dois meses, dizem-se chocados e já apresentaram uma queixa no Ministério Público.
“Isto é triste. Fizemos uma campanha digna e a única coisa que pedimos foi dadores para o transplante de medula. Depois, aparecem pessoas que se aproveitam da situação”, foi assim que o pai de Cláudia – que não se quis identificar – comentou o uso do nome da menina de dois anos e meio para fins ilícitos.
O caso foi descoberto por mero acaso. Uma familiar foi confrontada com o testemunho de uma pessoa que havia acabado de comprar um terço, alegadamente, para ajudar a angariar fundos para uma operação inexistente.
O facto repetiu-se por mais duas vezes, ambas na cidade de Paredes. Desta vez, não houve venda de qualquer artigo, mas simples peditório. Nessa altura, estas histórias chegaram aos ouvidos da família natural de Lordelo e a decisão foi imediata: avançar com uma queixa contra incertos.
“O objectivo é clarificar a situação e alertar as pessoas para não darem dinheiro para isso. Por causa da campanha da recolha de sangue, o nome da Cláudia ficou bem presente nas pessoas, que têm sensibilidade e pensam que estão a ajudar”, explica o pai. Mas, as campanhas públicas de apoio à Cláudia nunca tiveram um carácter pecuniário e a família quer demarcar-se destes acontecimentos.
Recorde-se que, nos últimos meses de 2008 sucederam-se as iniciativas para recolher o maior número de amostras de sangue possível. Os pais da Cláudia avançaram para essa solução antes de saber o resultado do Centro de Histocompatibilidade, uma vez que não havia tempo a perder. “Quando foi diagnosticado o problema da Cláudia, procuramos, de imediato, todas as soluções que podíamos, porque nenhuma possibilidade seria de descurar”, conta.
Cláudia encontrou dador compatível no estrangeiro
Entretanto, a notícia por que os pais de Cláudia tanto ansiavam acabou por surgir na semana de Natal do ano passado. O Banco Internacional de dadores encontrou um cordão umbilical compatível e a cirurgia de transplante de medula óssea deu-se no dia dois de Fevereiro e recebeu o cordão umbilical vindo directamente dos EUA.
A doença rara que afecta a menina, que entretanto perdeu algumas funções motoras, está agora a ser combatida, num processo de aceitação do transplante que durará até cerca de um ano, após a saída do bloco operatório.
Sobre as campanhas de angariação de amostras de sangue, não esquece o incentivo que foi feito “às pessoas que saíram do sofá para serem dadores. O Norte dá bem o exemplo, sendo a região com o maior número de inscritos”. Exemplo disso foram as 1400 recolhas realizadas na campanha. “Um número que, sem os enfermeiros voluntários, seria impossível de alcançar”, reconhece o pai de Cláudia.