quarta-feira, 17 de junho de 2009

Motivações - Cuidar ou tratar

Hoje foi um dia muito rentável!
Para muitos a alegria deixa de ser uma utopia quando os bolsos e a conta bancária estão lotadas. Não é o meu caso! É verdade que gostava de ter dinheiro suficiente para me sustentar, ter boa qualidade de vida! Depende é do significado de qualidade de vida. Isso daria pano para mangas...
Ao conversar com uma doente... verifiquei, mais uma vez, que as acções por si só apenas tratam. Não é isso que eu quero fazer... Quero CUIDAR de pessoas! O cuidar implica, sumariamente, uma componente de escuta activa, preocupação, interesse nos melhor bem estar do utente, capacidade de perceber as preocupações deste... etc... com tudo isto visando ganho favoráveis na saúde do doente. Podemos dizer que tratamos uma ferida, pois quando apenas executamos o tratamento a esta com algum tipo de terapêutica. Todavia é possível cuidar de feridas. Ao cuidar de feridas estamos a perceber o porquê desta existir e assim reduzir a probabilidade de reaparecimento, aconselhar o doente a adquirir certos hábitos mais saudáveis... Aqui reside a essência de do cuidar!
Pois bem, este foi o substrato de uma manhã no hospital. Muito produtiva para mim...

Em casa... não pude deixar me sentir extremamente alegre uma mensagem que vi acerca de mim. Independentemente do teor dessa mensagem a pessoa que a escreve e quando o faz ... fez-me sentir mais vivo. Obrigado, Amigo!

1 comentário:

  1. Ainda bem que te formaste num ambiente de valores. E que és sensível.
    E suponho que estás bem rodeado de pessoas que te querem bem, o que é fantástico e estimulante.
    Abraço
    Luís

    ResponderEliminar