segunda-feira, 5 de julho de 2010

Inteligencia Emocional...vale a pena ler

Antes de mais, este não é um dos habituais livros de auto-ajuda. Apesar do título "Curar o stress, a ansiedade e a depressão sem medicamentos nem psicanálise" quase sugerir que todas as soluções se podem encontrar aqui, esta postula segue um sistema algo diferente do habitual.Escrito por um psiquiatra francês, esta é uma obra que se centra, em grande parte, em conceitos, experiências e casos clínicos que passaram pela mão do autor ou de outros médicos cujos estudos teve oportunidade de conhecer. Confiar nos instinto é conhecer-se e ajustar-se integralmente para ser feliz. Seguindo as teorias do reputado neurologista português Antonio Damásio, Servan-Schreiber divide o cérebro em duas partes: a cognitiva – ligada à linguagem – e a emocional – responsável pelo controle da fisiologia do corpo (ritmo cardíaco, tensão arterial, apetite, sono, libido e sistema imunológico). A partir daí, ele monta suas bases de uma medicina integral, composta por sete passos regeneradores: coerência cardíaca, ajuste do relógio biológico, nutrição balanceada, actividade física, relações afectivas, EMDR (Eye movement desensitization and reprocessing) e acupuntura. São métodos naturais, alguns conhecidos há muito tempo, mas pela primeira vez comprovados em sua eficácia por testes realizados durante cinco anos no Centro de Medicina Complementar da Universidade de Pittsburgh.
Por último, e a ter em conta, este volume apresenta uma exaustiva lista das fontes em que se baseou, revelando-se, portanto, cientificamente, assim como clinicamente apresentado, o que faz com que Curar seja uma autentica tese sobre a psicologia e a inteligência emocional.

"Porque as pessoas estão ansiosas por conhecer novas maneiras de lidar com ambientes de stress e porque este livro, escrito por um psiquiatra formado de forma tradicional que ousa pensar de uma forma não tradicional, oferece uma alternativa que pode funcionar e, ao fazê-lo, oferece-nos esperança."
António Damásio

Sem comentários:

Enviar um comentário