sexta-feira, 19 de junho de 2009

Estatutos...

Há coisas que demoram a mudar... é verdade! Mas desde já aviso que não me canso de lutar porque sou fiel aos princípios!
Nesta manhã as coisas até correram bem... Hoje no serviço jovens entre os 18 e 25 anos cuidaram de todos os doente. Acrescento que a maioria destes doente são pessoas com mais de 60 anos! Trabalhamos em equipa... e deu tudo certo!
Contudo, logo pela manha apercebi que havia algo de estranho. Colocaram as doentes que "faziam mais silencio e mais caladas" numa enfermaria... estranhei, mas tudo bem. Estavam lá três senhoras e uma cama vazia. Por voltas das 10 horas chega a doente que vai ocupar essa cama. Para meu espanto vejo toda a gente a "correr" para ir receber aquela doente. Chegou sobre alto aparato, só faltou a comunicação social para reportar o caso nas revistas cor de rosa. Era nem mais nem menos que a "Sr.ª Enf. CHEFE do serviço de Cardiologia". Ui... a chefe!
Vou tentar ser breve no que quero reportar:
- Recusou ser tratado por alunos de enfermagem e medicina;
- "Pediu" para ficar num quarto privado ou no mais calmo;
- Usa o W. C. dos funcionários do serviço;
- Exige que a tratem por "Sr.ª enf. X";
- Os próprio enf. na passagem de turno ressaltam a importância daquela doente ser a "enf. chefe", como dado muitíssimo relevante (talvez o principal dado com referencial diagnostico!);
- Nas visitas... bem... hoje só há hora de almoço estavam 8 pessoas em volta dela;

Isto foi o que me apercebi durante apenas algumas horas. E, agora eu pergunto: onde está a ética? (será que faltou a essas aulas?) respeito pelos outros doente? e outros profissionais de saúde? será ela uma doente ou "hospede"? muitas perguntas emergem á minha cabeça...

2 comentários:

  1. Tás lixado! Meteste-te com a Enfª Chefe???
    Vai-te fazer a vida negra!!!

    Mas esta situação reporta do que é este país. És pessoa importante, tens tratamento vip. És o Zé, ficas para lá...
    Ainda bem que há gente jovem como tu que não se conforma.
    SM

    ResponderEliminar
  2. Não fui em quem estava com ela... Era um colega meu, rapaz!
    Curiosamente também se recusou a ser auxiliada no precisava por um rapaz!

    ResponderEliminar