quinta-feira, 15 de abril de 2010

Ainda se lembra da... Gripe A?

A febre da gripe A assoalhou o mundo há cerca de um ano. Ainda se lembra? Uma gripe mortífera, que tinha brotado no México, despoletou uma maciça campanha medicamentosa. É verdade que, aliada a este corropio, a população mundial pôs a mão na testa e reflectiu sobre determinados comportamentos de saúde, dando asas à maior campanha de profilaxia que há memória. Desinfectantes, cartazes, salas de gripe, panfletos... enfim!
Tudo isto era necessário, todavia, a minha questão é tal gripe era motivo para tal alarido?
Estado, empresas e cidadãos dispensaram milhões numa fórmula mágica criada em 6meses. Esta receita terá de ser mesmo especial, pois se para desenvolver uma simples vacina não pandémica é necessário pelos menos 10 anos em experiência e teste a confirmar e ratificar a sua viabilidade, fazer este trabalho em 6 meses é obra! Ah, já me esquecia que a fórmula especialíssima foi baseada numa receita utilizada pelos soldados norte-americanos aquando da guerra do Vietname.
Com tudo isto... todos tiveram uma eficácia sobre humana... todos superaram as expectativas excepto a Gripe A.
Achei e acho muito estranho o facto de terem "inventado" a cura para a gripe A antes mesmo desta ser foco. Como é possível já existir um medicamento - Tamiflu - antes de existir a doença? Estranho no mínimo. Televisões e jornais sempre procuraram ampliar afanosamente novos surtos para manter o nervosismo. O que faltam são doentes.
Houve pessoas afectadas e até mortes, como todos os anos há na gripe sazonal. A situação está longe da paralisante catástrofe anunciada. O país sofreu mais com a despesa que com a doença. Como muitos médicos diziam há muito em privado, o grau de alarmismo e movimentação era demente. Aliás, bastava comparar os esforços portugueses com os dos nossos parceiros para ver a diferença. Se Portugal tinha razão sobre o perigo gripal, então todos os outros países eram inconscientes.

3 comentários:

  1. Quem não se lembra dessa pandemia de histerismo capitalista. Quando será que aprendemos a lição. Eu tive um amigo que, apesar de todos os avisos, decidiu vacinar-se. E ia morrendo da cura. Não fosse a minha casual presença em sua casa nesse momento, e não sei que lhe teria acontecido. Até quando durará a sustentabilidade das nossas sociedades, com dirigentes como estes. Ahhh, não esqueçamos que somos nós que lhes damos os lugares que ocupam.
    Abraços
    BromaFM

    ResponderEliminar
  2. Belo post!
    Claro, elucidativo e denunciante!
    Urge não calar situações!
    Parabéns por mais um belo texto.
    AS

    ResponderEliminar
  3. O conceito de gripe A, fica na história! Na altura em que se falava de tal doença eu penso que foi um caso até bastante alarmante, principalmente pelas noticias que passavam na tv. Agora quando li no teu post "Como é possível já existir um medicamento - Tamiflu - antes de existir a doença?", isto deu que pensar :)
    Adorei esta postagem, parabéns!

    ResponderEliminar