quinta-feira, 1 de abril de 2010

Férias, Família e... convivio?

Há poucos dias atrás começaram as férias da Páscoa. Estas época festiva, para além de lectivamente transitar os alunos para o terceiro período, para muito pais as férias são uma verdadeira dor de cabeça. Já não basta os afazeres do dia-dia, ainda acresce o facto de encontrarem uma "companhia" para os seus mancebos.
Para a classe média alta esta barreira parece não existir dado que os campos de férias luxuosos são o destino mais procurado a par as ocupações em ATL´s. Como a maioria da sociedade portuguesa reside abaixo deste índice, não é de estranhar que cada vez mais cabelos brancos apareçam nos pais lusitanos. Todavia, muitos destes pais esquecem-se que as férias tem uma razão pedagógica. Não é só para os professores descansarem. Sabe-se que precisam destes intervalos na aprendizagem para assimilarem aquilo que aprenderam, por um lado, e por outro para quebrarem a rotina e descansarem, o que permite começar de novo várias vezes por ano.
Mandar os miúdos para a «terra», ou deixá-los com os avós, também resulta para cada vez menos pais, já que na «terra», se ainda existe, não está ninguém e os avós têm, eles próprios, empregos exigentes.
Percebe-se que a produtividade dos pais nesta altura atinja o limiar mínimo, pois estão constantemente preocupados com o que se passa com os seus filhos.

2 comentários:

  1. Senhor deste blog e do seu promissor futuro:
    Uma boa Páscoa para ti e para as pessoas de quem mais gostas.
    Que as amêndoas não te façam mal e que o "coelhinho pascal" te traga sobretudo um mundo de sonhos e uma vontade generosa para os concretizares, sem te magoares nem magoares ninguém.
    Abraço.
    AS

    ResponderEliminar
  2. Amigo

    Páscoa muito tranquila e luminosa na companhia daqueles que mais amas.
    Obrigado por seres a pessoa que és, partilhando o BEM!

    ResponderEliminar