terça-feira, 30 de março de 2010

LHC - O simulador do Big Bang



O acelerador de partículas do CERN, em Genebra, conseguiu hoje realizar a maior experiência de colisão de partículas alguma vez realizada, recriando os primeiros momentos do Universo após o Big Bang. Feixes de protões com uma energia de 3,5 Tera electron-volts (Tev) cada colidiram a uma velocidade muito próxima à da luz (300 mil quilómetros por segundo). Ao colidirem, libertam partículas mais pequenas, muitas das quais os cientistas apenas suspeitam que existem.Milhares de físicos espalhados pelo Mundo aguardam ansiosamente pelo resultado desta experiência. Com ela esperam ver respondidas questões como a composição da matéria negra ou o bosão de Higgs, a peça que falta ao puzzle da estrutura fundamental da matéria.
O LCH (Grande Acelerador de Hadrões) tem por objectivo simular os primeiros milésimos de segundo do Universo, há cerca de 13,7 mil milhões de anos, considerada por isso a experiência científica do século.

Trata-se de um túnel de 27 quilómetros em forma de anel construído a uma profundidade de 100 metros, perto de Genebra, na Suíça, no interior do qual se produzirão colisões de protões numa velocidade próxima da luz.

Sem comentários:

Enviar um comentário