sexta-feira, 14 de maio de 2010

Bento XVI em Portugal

Era com alguma expectativa que se aguardava a vinda do Papa Bento XVI a Portugal. Devo dizer que tinha curiosidade em perceber a como iriam reagir as pessoas e o próprio Papa a tal evento. Terminou hoje a visita de quatro dias e foi simplesmente: Surpreendente! Esta é a palavra que classifico tanto à recepção como à própria postura do alto membro da Igreja na terra.
Aterrou em Lisboa demonstrando uma postura de admiração, do desconhecido. Rapidamente esse semblante deu lugar àquilo, que na minha opinião, os portugueses sempre evitaram ver ... um sorriso afável. Por contagio dos lusitanos nas ruas e locais de oração ou por desinibição o seu sorriso foi recebido com as típica mão no ar em sinal de agradecimento. Um gesto simpático.
Todavia, muitas vezes, fiquei maravilhado, para além dos actos afectivos, com a expressão emocionada do olhar do Nosso Pastor. É inevitável não referir a imagem do Papa ajoelhado mãos pés da Mãe a rezar olhando-A.... ou então aquando a procissão de velas...
Aqui... penso que as imagens valem mais que mil palavras.
Como referiram alguns jornalistas... aterrou em Lisboa "um Papa" e levantou voo o saudoso Bento XVI.

3 comentários:

  1. Bem escrito e bem observado.
    Confesso que era dos que olhavam para a sua vinda com um nadita de desconfiança.
    Mas Bento XVI surpreendeu nos gestos, na mensagem, na interacção com o público.

    ResponderEliminar
  2. Nunca julguei de modo algum o nosso Papa, mas ao "vê-lo mais de perto", ainda gostei mais Dele :)

    ResponderEliminar
  3. Bonito post... boas observações, como seria de esperar de alguém como tu. Mas hás-de desculpar-me a ousadia. Faltou o resto. O resto que continua a afastar a igreja da sociedade moderna. O resto que torna a igreja católica, em muitos aspectos, num pedaço bafiento dum passado que não a glorifica. E isso, este Papa não será capaz de mudar. Talvez nem os próximos. E é pena, muita pena que uma instituição com a dimensão, a importância e o peso que tem na nossa sociedade, nem seja capaz de se modernizar, e já agora, nem de abdicar de tantos luxos e ostentações que ferem em época de crise.
    Sim, um Papa bem mais simpático e atractivo depois de ter passado pela nossa terra. Mas como todos os anteriores, um claro travão à modernidade... lastimavelmente. Por culpa de Papas como ele, espiritualidades como a minha continuam a sentir-se órfãs, sem saberem para que lado se virar.
    Enfim, desculpa o desabafo, que não pretende magoar nenhum admirador de Bento XVI.

    Brom...

    ResponderEliminar