domingo, 31 de maio de 2009

Nova Moda: Greve

Para muitos que lêem apenas o título deste artigo podem pensar que sou opositor à greve. Enganam-se! Cada vez mais apercebo-me da importância da reivindicação dos direitos dos trabalhadores. Talvez comece a ter mais atenção sobre estes assuntos por estar a meses de ingressar no árduo mercado de trabalho. Já lá vai a escravatura!
A greve foi um dos direitos adquiridos pelo trabalhadores após o 25 Abril. Numa coisa temos que concordar, o português nunca está bem! Mesmo que ganhe 5 000€ trabalhando 10 horas por semana. Está sempre a queixar-se! Talvez em certos momentos o povo português, ou melhor alguns sectores, tenham exagerado. Perdoem-me a ousadia mas em parte acho que somos culpados porque não soubemos usar esse direito durante anos... agora que precisamos de o invocar... não tem o relevo merecido!
Contudo nestes últimos meses AS greveS não são despropositadas.
O país atravessa uma das maiores crises... o governo, tentou, mas não consegue dar respostas/reformas eficazes. Alias, muitas respostas parecem promover a crise. Com isto agudiza-se o estado de saúde do nosso país (a ver vamos se este estado passa a crónico)!
Fazendo uma breve retrospecção... desde Março tem havido, praticamente, todas as semanas um sector laboral em greve! Recordo-me que enfermeiros e professores foram para a rua algumas vezes, disputando a triste tabela da insatisfação por via da greve! Poderíamos pensar que estas sucessivas greves seriam um exagero! MAS NÃO SÃO! O que é pena é que com tanta greve e com as suas repetições sejam vistas como "mais uma" e nada mais. Acompanhar e perceber os motivos pelos quais levam determinado sector a manifestar-se começa ser difícil. Percebo que também começa a ser uníssono. As pessoas começam a ficar habituadas a ver e a participar em manifestações! Começo a aperceber que as pessoas já nem se interessam pela manifestação e reivindicação dos seus direitos. Isto, para o governo, deveria ser preocupante!
É fundamental o diálogo pois o povo já diz "é a conversar que a gente se entende".
Agora, a greve faz parte da triste estrada em direcção ao desconhecido!

1 comentário:

  1. Boa exposição.
    Na minha opinião, Portugal não sabe lidar com amiorias absolutas...
    Os assim eleitos portam-se com a arrogância dos pequenos ditadores.
    Democracia não se esgota no acto de colocar o voto na urna. Democria é um exercício constante. Estar atento ao sentir da população e procurar-lhe dar resposta.
    Por outro lado, os pequenos prepotentes ostentam o seu poder sobre os grupos mais frágeis. Por que razão não se meteu o governo com juizes e médicos? Por que razão escolheu professores e enfermeiros?
    Dá que pensar...
    AS

    ResponderEliminar