sábado, 11 de julho de 2009

Cientistas britânicos alegam ter criado esperma humano


Num estudo publicado no jornal ‘Stem Cell and Development’, vários cientistas britânicos declaram ter criado o primeiro esperma humano artificial a partir de células estaminais.

Pesquisadores da Universidade de Newcastle e do Instituto de Células Estaminais do Nordeste de Inglaterra, dizem ter desenvolvido uma nova técnica que permite a criação de esperma humano em laboratório e que as células resultantes desse processo mostraram características em tudo semelhantes à do sémen, com cabeça, cauda, cromossomas e movimento.

Mas também há cientistas que não estão certos que o resultado seja mesmo esperma, ou que funcione exactamente da mesma forma que as células humanas.

Os cientistas que participaram no estudo assumem que a técnica ainda precisa de um maior desenvolvimento, mas já há resultados prometedores, pois foram produzidos ratos usando sémen artificial, mas só viveram uns meses.

Não foi anunciada qualquer intenção de criar embriões humanos com esperma artificial, mas o interesse é combater a infertilidade.
(in www.abola.pt)

Sem comentários:

Enviar um comentário