quinta-feira, 16 de julho de 2009

Gripe A: Medidas de prevenção... nas missas

Nas missas do último fim-de-semana de Julho os padres vão divulgar aos fiéis recomendações para evitar o contágio da gripe, sobretudo nas celebrações e festas religiosas, tal como já se fez em Fátima, a 13 de Maio.
Os conselhos constam de um panfleto "fácil de ser proclamado e de ser lido muitas vezes" que está a ser ultimado pela Comissão Nacional de Pastoral de Saúde, em estreita colaboração com a Direcção-Geral de Saúde, disse hoje à Lusa o padre Feytor Pinto, responsável daquela comissão da Igreja Católica em Portugal.
Do panfleto não consta qualquer recomendação sobre a existência ou não de água benta à entrada das igrejas, pois, explicou, trata-se de uma prática abandonada há anos para evitar "uma má utilização".
"Muitas vezes as pessoas levavam água benta para rezas e bruxarias e em muitas paróquias do país, sobretudo nas grandes cidades, deixou de haver água benta nas pequenas pias à entrada dos templos", explicou.
Um bispo anglicano britânico tinha quarta-feira aconselhado os padres da sua diocese de Essex a deixarem de colocar água benta nas pias baptismais para tentar travar a pandemia de gripe A no Reino Unido, onde já se verificaram 17 casos mortais.
O panfleto que está a ser elaborado pela Comissão Nacional de Pastoral de Saúde, acompanhado de uma circular aos padres portugueses, vai começar a ser enviado no início da próxima semana, de modo a aproveitar o Verão para divulgar ao máximo as precauções a ter, tendo em conta que o maior perigo de contágio vai acontecer em Outubro.
No Verão multiplicam-se por todo o país as festas religiosas, com muitas peregrinações que juntam milhares de pessoas.
Entre as medidas de prevenção, a Igreja recomenda aos sacerdotes e ministros extraordinários da comunhão (leigos com mandato especial para dar a comunhão) que desinfectem as mãos e que as hóstias não sejam colocadas na boca dos fiéis mas sim nas mãos.
Além de indicações específicas para as celebrações religiosas, o panfleto contém conselhos mais gerais sobre comportamentos e formas de evitar o contágio.
No fundo, disse o padre Feytor Pinto, é um "melhoramento do texto utilizado para a peregrinação de 13 de Maio, em Fátima".

in jornal Expresso & TVI

1 comentário:

  1. E tu, como vais fazer?
    Vais continuar a comungar na língua ou vais estender a mão?
    E nada de beijuquice na Missa. Ah! E já agora, nada de meter a mão na pia de água-benta!!!
    Bem, e aproveito para recordar que com a namorada.... nhoc, nhoc, nhoc!!!
    PL

    ResponderEliminar