quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

2009...

Ainda estive alguns minutos a escrever e apagar algumas linhas sobre o lanço 2009. Não foi um ano fácil. O fácil e difícil depende de nós. Às tantas e embalado pelo dedilhar ao piano de David Sides, esbarro com um livro em cima da mesa. Não resisti à curiosidade e espreita-lo. Um poema levou a viajar pelos últimos 12 meses. Reviver rapidamente um ano em alguma linha por metáfora. A vida é uma metáfora. Nesta viajem tive a honra de ser conduzido por Vinicius de Moraes:
Quem já passou por essa vida e não viveu
Pode ser mais, mas sabe menos do que eu
Porque a vida só se dá pra quem se deu
Pra quem amou, pra quem chorou, pra quem sofreu
Ah, quem nunca curtiu uma paixão nunca vai ter nada, não
Não há mal pior do que a descrença
Mesmo o amor que não compensa é melhor que a solidão
Abre os teus braços, meu irmão, deixa cair
Pra que somar se a gente pode dividir
Eu francamente já não quero nem saber
De quem não vai porque tem medo de sofrer
Ai de quem não rasga o coração, esse não vai ter perdão
Quem nunca curtiu uma paixão, nunca vai ter nada, não
Vinicius de Moraes

2 comentários:

  1. Tão bonito, o poema, tão clarividente. E ainda há aquele poema do Eugénio de Andrade:

    Num prato da balança um verso basta
    para pesar no outro toda a minha vida.

    Obrigado por trazeres Vinicius aos teus/nossos momentos...

    Abraço e excelente 2010!

    ResponderEliminar
  2. Este poema realmente é muito cativante! Na verdade nunca tinha lido nada de Vinicius de Moraes, mas acho qu vou começar a fazê-lo... :)

    ResponderEliminar