segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Escutas... jutiça e... ladões!


Após a vergonhosa fuga das escutas no âmbito do Apito Dourado os «justiceiros lusitanos» multiplicam-se em declarações. Falam aos ventos de norte a sul que é preciso saber quem colocou no YOUTUBE. Acrescentam ainda que, mais uma vez, moverão mundos e fundos na perseguição do criminoso por mais IPs falsos que existam.

Porém, para além de mais um vago inquérito para colorir a justiça, nada se disse acerca dos verdadeiros responsáveis por esta situação: TODA a teia de funcionários do sistema judicial. Porque, como é evidente, a fuga só pode partir de quem tem acesso aos processos em segredo de justiça, e a obrigação legal e moral de impedir que sejam usados para fins indevidos. Talvez fosse mais sensato empeçar a busca do criminoso “mor”, digo eu! Não é tapando o sol com uma peneira que far-se-á sombra, ou será que nos querem convencer de que é mais fácil apanhar o ladrão no mundo virtual do que no real. Hum?!

Não é de hoje que as fugas ao segredo de justiça assolam o nosso Portugal, desrespeitando um direito elementar de qualquer arguido, sem que haja um único suspeito, e muito menos condenado. Qualquer dia os jornalista apoderam-se das investigações já que é deles o ponta pé de saída, na grande maioria dos casos. Quando o próprio sistema de justiça faz tão pouco pela justiça, como é que querem que quem está de fora o respeite?

1 comentário:

  1. Ainda bem que tal como o velho ditado diz, "A verdade bem sempre ao de cima", que neste caso somos nós os cidadãos...Os ditos segredos da justiça têm sido cada vez mais revelados e a uma velocidade incrivel...
    Uma coisa é certa, tentarem apanhar quem colocou os videos no youtube, não me parece muito fácil, pois quem fez isso foi uma pessoa muitissima inteligente, que porventura eliminou as provas certamente...

    Parabéns Pedro, artigo excelente :))

    ResponderEliminar