domingo, 21 de fevereiro de 2010

(E)namorar…


No passado domingo, as setas de S. Valentim andaram à deriva pelos corações lusitanos. S. Valentim é mais um estrangeirismo importado, recentemente. Aos casais cujo imane do coração polariza possivelmente algumas desta palavras aqui descritas possam ser levadas pelo vento. Tal facto não é de estranhar. Senão vejamos, o cérebro das pessoas apaixonadas está transbordado de substâncias químicas (adrenalina, noradrenalina, feniletilamina, dopamina, oxitocina, a serotonina e as endorfinas) que motivam energia intensa, falta de sono, paixão, perda de apetite e foco único. A dopamina é considerada o “elemento químico do prazer”, que produz a sensação de felicidade. A norepinefrina é a hormona responsável pelo desejo sexual, é semelhante à adrenalina e causa a aceleração do coração e a excitação. A produção deste cocktail de êxtase amoroso resulta da combinação de diversos factores como, a outra pessoa ser muito especial, ambiente físico propício, auto motivação, auto confiança… Ah, os homens tem maior facilidade de beber com mais frequência deste cocktail.

Uma questão impõe-se: servi-lo a quem?

A revista Psychology Today sugere que as primeiras experiencias são fundamentais marcando e mudando a pessoa, para sempre. Para tal, a novidade do primeiro encontro, ansiedade do primeiro beijo, o primeiro abraço, o primeiro olhar que ofusca tudo em redor… ficam gravados a ferro e fogo, devido a todos os nossos sentidos estarem alerta. Desta forma corroborara-se que na velhice tende-se a reviver a infância e a juventude como se fosse ontem: tempos em que quase tudo era a “primeira vez”.

Todavia, nem tudo são mar de rosas. O cérebro é muito astuto e sabe exactamente identificar uma repressão de um episódio antepassado. Inteligente, este não lhe dá a atenção que dedicou ao primeiro, e, naturalmente, não produz o fogo-de-artifício (dopamina). Ou seja, só há um segredo, surpreender, criar episódios novos. Então sim, surtirão o efeito desejado.

SÊ COMO TEU CEREBRO… MEMORIZA E SURPREENDE, quem merece!

3 comentários:

  1. Uiii, é então isso tudo que anda a dar cabo da minha mona? Agradeço-te muito a informação, pois fico bem mais descansado... acho mesmo que vou passar a poupar os 75 euros de cada consulta psiquiátrica, lololol. Um grande abraço deste anónimo do fim do mundo... sabe-se lá quem... lololol

    ResponderEliminar
  2. Texto muito bem estruturado e que transmite novos conhecimentos ao leitor. Parábens! :)

    ResponderEliminar
  3. Vou tentar surpreender!!!
    Gostei da lição!!
    BAMC

    ResponderEliminar