segunda-feira, 1 de março de 2010

Assertividade...

Por mais palmadinhas nas costas e palavras de bonitas que no digam nem sempre são assertivas.
Ora, ser assertivo passa por fazer aquilo que achamos que está correcto mesmo que ninguém nos esteja a ver. As atitudes e comportamentos devem espelhar o pensamento de cada um. Em suma, isto é a assertividade.
Neste canto Oeste da Europa, e mais concretamente, na "aldeia do norte" escasseiam os nobres que orientam-se sob este valor. É claro que não é fácil, todavia é nos momento de maior subtileza e nos pormenores emergem as grandes pessoas.
Cada vez mais a moda dos sorrisos camuflados assombra a nossa sociedade. Começo a ficar farto deles... pois apercebo-me que cada vez mais as pessoas olham-se pelo aquilo que fazem do que pelo aquilo que são...
Agora, a capacidade de ser assertivo devem sempre ter em conta o contexto sociocultural. Mais ainda, muita vezes os conflitos ou mal-entendidos brotam, não devido ao conteúdo da mensagem em questão, mas sim pela forma com que é expresso (linguagem não verbal).

PS: A quantidade de erros deste textos demonstra o momento de fervura em que foi escrito. Foi escrito de emoção...

2 comentários:

  1. ora aqui está uma palavra de que não gosto: assertivo. Ouve-se tanta vez no contexto errado. Por isso, mais uma vez uma explicação oprtuna do nosso Voluntário da Saúde. Obrigado. Pode ser que quem leia aprenda alguma coisa. Com um abraço enorme do tal Anónimo do Fim do Mundo...

    ResponderEliminar
  2. Pedro, como eu te compreendo amigo... :)

    ResponderEliminar