terça-feira, 28 de abril de 2009

mais uma meta cumprida...

Acabou hoje mais estágio... Ora bem, não foi mais um como outro qualquer pois neste estágio aprendi muito. Percebi que posso ter um papel importante na recuperação das capacidades dos doentes e ajuda-lo a viver com as dificuldades. Tenho o sentimento que "não fiz coisa por fazer"... mas sim actividades pensadas e direccionais.
Recordo várias situações em que tentei ao máximo, não só preparar o mais possível um ambiente domiciliário mas, usar diversos recursos como: colheres adaptadas (4x), exercícios articulares (3x), exercícios de memoria (1x), avaliação das amplitudes articulares (2x), testes de reflexo de deglutição (2x), treino de equilíbrio (2x)... entre outros na tentativa de maximizar as capacidades dos utentes. Realço estes pois são actividades em desuso pelos profissionais.
Foi muito gratificante estar com tanta gente e experimncias diferentes...
O que me deixa orgulhoso e triste ao mesmo tempo é saber que acabou... por agora! Sinto vontade de amanhã voltar para lá, pois hoje quando disse a uma senhora que era o meu ultimo dia, ela disse "e não volta mais?" com um ar cabisbaixo e logo acrescentou "ohhhhh". Tentei conter-me mas confesso que mexeu comigo.
Obrigado a todos os doentes, familiares e profissionais com quem trabalhei ora uns ensinamram-me como devo fazer/ser e outros como não devo fazer e ser.

To english people... here it is the tranlation. enjoy!

One more stage…

Today, I finished one more training in hospital. Well, it was special because I felt I learnt a lot about my future job. I understood what i can achieve in rehabilitation and that I can teach them to live with their difficulties. I really felt that I learnt a lot at school.
I have remembered a lot of the situations so that I can simulate the same scenarios like they will be at thier homes and so improve the patients capabilities.
It was amazing working with many different people and experiencing many situations.
I feel a bit sad because it´s finished… for now! I want to return to the hospital tomorrow because some patients ask me to do that. At that moment, I almost cried It was important to me…
Thank you all the patients, familiar people and professionals whom I work and study with. They show me what I want to be and what I don´t want to be.

Sem comentários:

Enviar um comentário