sexta-feira, 15 de maio de 2009

Eutanasia…

Primeiro matar alguém não é um bom principio! Ponto. Independentemente da razão porque se faz. Fui para área da saúde para "ajudar" as pessoas a viverem, e isto inclui as doenças terminais. Neste ultimo caso, ajudar a viver vai no caminho de ajudar a morrer. Ser profissional de saúde na hora da morte é fazer sentir que se está ali, que a pessoa não está sozinha e que se fez tudo o que se podia... é a pessoa morrer em paz e com serenidade.

Estudei muito sobre a eutanásia e a distanásia. Vi filmes e mesmo assim não é fácil ter uma decisão 100% coerente...

Acredito que muitas pessoas pedem eutanásia porque estão desesperadas, porque perceberam que a sua vida não vai ser a mesma, porque são completamente dependentes e nada faz sentido, porque têm dores e não querem ficar assim até ao fim da vida. Muitas pessoas estão deprimidas e dadas a sua situação não o pode fazer, pedem para lhes tirar a vida. Se me pedissem para efectuar a eutanásia não o faria. Não era capaz, não conseguiria viver bem comigo mesmo!!! Não e ponto. Acredito que existem outras soluções...

SE a rede de cuidados paliativos funcionar em condições e proporcionar a melhor qualidade de vida possível às pessoas, talvez estas repensariam essa sua decisão. SE as famílias sentissem mais apoios… SE sentissem apoiadas pelos familiares... SE o sistemas de saúde funcionasse… o eterno SE!

Por outro lado... digo vezes sem conta (e aqui vem a minha incoerência), se algum dia me virem completamente dependentes, cheia de feridas, sem família e sem apoios, a agoniar em dor... por favor, matem-me. Em mim, sou a favor da eutanásia. Em mim...

Falei de outra coisa que é a distanásia, que assim muito por alto, e para quem não sabe, é o inverso da eutanásia, ou seja, o prolongar da vida para lá do "necessário". Não sei se me fiz entender, mas é fazer com que a pessoa vida em péssimas condições apenas para que não morra.

Que pensas sobre a eutanásia? E distanásia?

2 comentários:

  1. Não concordo com a eutanásia. Concordo sim com todo o apoio médico, pessoal, afectivo para que cada um possa partir dignamente.
    A vida é o 1º valor. Mexer nele é como retirar os alicerces à casa.
    Sou dos que apostam: TUDO PELA VIDA, NADA CONTRA A VIDA.

    ResponderEliminar
  2. Discordo totalmente e em qualquer situação da eutanásia! A vida vale pelo que é, por ela mesma e não vale a pena quantificarmos nada que não lhe achamos valor concreto e exprimível...Não nos compete a nós tirarmos a vida de alguém, nem a nossa...Temos uma missão enquanto cá andamos e enquanto ela não terminar, não partimos...Sim, eu sei que me podem dizer que se uma pessoa está a sofrer numa cama, sem utilidade aparente, que mais valia morrer...Volto a não concordar! Podemos não ser mais úteis, mas a nossa missão ainda não acabou, nem que seja para ajudar outros a cumprir a missão deles!

    Beijinho sereno***

    ResponderEliminar