domingo, 17 de maio de 2009

Mais um Domingo

Mais um domingo. Se para muitos este é o dia melhor da semana... eu contrario essa estatística. é o dia da semana mais "cinzento".
De manha fui jogar futebol. Mais um jogo como muitos outros. O futebol é um vício que já não consigo deixar de o fazer. Ajuda, nem que seja por 3 horas, a esquecer os problemas da vida. Mais importante do que o resultado é o facto de eu me sentir bem no meio daquela malta.
Depois do jogo há o regresso a casa e à monotonia.
É complicado descrever esta monotonia. Tanto para fazer mas a motivação é inversamente proporcional. Às vezes parece que acordamos e tudo nos corre mal. Estamos no sítio errado, há hora errada... Preferimos ficar metidos em casa... a ver TV... à espera que o tempo passe. contamos as semanas... os dias... para aquilo que nos atormenta passe. Porque sou tão preocupado com pequenas coisas? ou talvez a palavra mais adequada seja stressado?
Tenta-se fazer algo ... mas tudo sai com muito esforço....muito desgaste mental, depois a nossa cabeça monta um icebergue que nos acede ao consciente vários episódios que não nos queremos lembrar. Tento descrever tudo exaustivamente mas o máximo que consigo escrever são algumas linhas. O resto é ordenado no cérebro que aceda à consciência mas que também seja bloqueado nas sinapses, impedindo que o estímulo motor passe a reacção efectora. Este texto foi apagado e escrito "ene" vezes... muitos processo inconsciente iriam dar que pensar ao sábios amante da mente humana.
Custa muito pensar sobre certas situações... mas expô-las... ainda mais. Aquele que mais nos conhecem estão sempre atentos isso. Antecipam-se. Detectam quando há algo. há outros que se remetem ao silêncio. O silêncio muitas vezes explica muita coisa...
Bem chega de escrever... não consigo expôr mais o labirinto da massa cinzenta!

6 comentários:

  1. Não sou, tal como tu,adepto dos domingos. Costumo aproveitá-lo para dormir, pois a sexta e o sábado são muito intensos desde Outubro. Uma vez por outra, este dia é utilizado para viajar.Mas é um dia em que no meu bairro os cafés estão fechados e por isso o melhor é o dolce fare niente que nem sempre é doce.
    Quanto aos pensamentos tristes, o melhor é enxotá-los, atirá-los ao vento, mergulhá-los num rio que a galope os espalhe no mar. Talvez seja dia bom para ver amigos, é isso. O resto é pó.
    LM

    ResponderEliminar
  2. Domingo ... só isso?
    Ou foi nisso que o transformou a sociedade de consumo?

    ResponderEliminar
  3. Agradeço os dois comentários:

    - ao primeiro, concordo que passar o domingo com os amigos é uma excelente oportunidade.

    - ao segundo, afirmo que a sociedade tem vindo a transformar o domingo humano em domingo do homem moderno.

    ResponderEliminar
  4. Não vejo menção alguma na postagem ao Domingo como o Dia do Senhor...Sem querer ferir, posso sugerir que procure a Eucaristia? Talvez(porque as pessoas não são todas iguais) encontre aí uma paz diferente, mais reconfortante...

    Beijinho sereno*** :)

    ResponderEliminar
  5. Cara Ana Patrícia desde já agradeço imenso a sua visita e comentário. Esteja à vontade para comentar... ;)
    Agradeço a sugestão da eucaristica. Por momentos penso que talvez o caminho até possa passar por ai. Mas... quando vou há missa na minha terra fico contente e triste ao mesmo tempo. Passo a explicar! Contente porque me sinto "mais leve". Triste porque a maioria das pessoas (80%) que vão para a missa estão lá para: reparar no vestido da vizinha; ver se o vizinho também foi; ver se o padre está alegre, moreno, bem penteado...etc; mostrar a roupa nova, cabelo...; outros porque foram obrigados; ...
    Nisto tudo... quem vai pelo prazer de estar com Deus?

    ResponderEliminar
  6. Compreendo o que quer dizer quando diz que 80% das pessoas vai para ver e ser vista, mas também penso que não deve ir por esse ponto de vista...essas pessoas prestarão contas daquilo que fazem e você prestará contas das suas acções! " Quem vai pelo prazer de estar com Deus?" Você... :) Tenho a certeza disso! ;)
    E só uma pequena partilha mais(um segredo, quem sabe? :), quando era miúda, adolescente, detestava ir à missa :) mas ainda bem que tive uns pais que me obrigaram a ir...Hoje sei ao que sabe Deus :) Também se aprende a saborear Deus e olhe, que não O troco por outros pratos mais modernos ;)

    Beijinho sereno***

    ResponderEliminar