sexta-feira, 1 de maio de 2009

Vocação..


Hoje perguntaram-me o que era vocação! Hum… porque me perguntaram isto?

Disse que estava ocupado…para ter alguns segundos para pensar dado que não esperava esta questão…Mas de nada serviu.

Mas o que será isto? É uma predisposição de situações? É uma atitude perante a vida? Um dom de Deus? Ou não é mais que…um destino?

Não consigo definir assim sinteticamente o que é “ter vocação”, mas respondi que é algo que nós todos num determinado momento da nossa vida, perante situações completamente díspares sentimos e reconhecemos como vocação e sentir que temos capacidade e prazer acima do normal para determinadas áreas.

A resposta não convenceu e perguntou...e tu tens vocação para ser enfermeiro?

Sim tenho, mas a vocação será possivelmente tudo aquilo que disse…Não acordamos um dia e a nossa vocação aparece só porque queremos. É preciso explorar essas capacidades.

Mais que um sentimento a vocação é um processo trabalhado e amadurecido que nos diz o caminho por onde seguir. É também um conjunto de experiências pessoais que nos moldam o modo como pensamos e vemos as coisas, ou será que já nascemos …vocacionados?

É possível que a parte genética influencie a vocação para isto e aquilo, mas que durante o nosso percurso, desde a infância vamos assimilando competências que nos levam à vocação por algo…

E para ti…o que é a vocação? Achas que também tenho jeito pra enfermagem?

p.s. A infeliz autora da pergunta tinha 36 anos e ainda não descobriu as sua “virtudes”… usa bata braça e estoscopio!



Vocation..........

Today omebody ask me “what is your vocation?”… Hmm.. why she ask me this?

I admit that I wasn´t prepared to hear this. I said I was busy with a patient… just to get time to think about that… but it didn´t work.

What is this - a vocation ? It´s a tendency? Attitude? A gift by GOD? Or just a destiny?

I can not define exactaly what is “having a vocation”, but I respond that it´s something we recognise and feel that we have a great capacity for and pleasure to do something. The answer was not convincing and she asked me… “have u got a vocation to be a nurse?”

Yes I have. It´s all what I have said. We didn´t wake up one day and it just appear because we want it. It´s necessary for us to explore.

More than a feeling, the vocation is a worked process that matures and direct us to the way we want to go. It can be a personal experience that shapes the way we think and watch… we were born with a vocation?

It´s possíble that a genetic part of us can influence that process in one or more areas. Not just one job. During childhood we are going to incorporate some qualities that permit us to understand what areas we are good in.

And you… what is your vocation?

PS: Unfortunatly the woman who asked me the question is 36 years old and didn´t know what are her qualities are… she is a doctor!

4 comentários:

  1. Amigo
    Pelo que sei de ti, não poderias ser militar ou polícia - abominas a violência. A tua formação e princípios faz-te inclinar para o apoio no sofrimento dos outros, na prevenção de coisas ruins que podem acontecer às pessoas, ao nível da saúde. Por isso, está no teu sangue que ajudar os que sofrem poderá ser a tua forma de estar. Nota-se no que escreves: aprecias rir, saborear a existência e não descuras a sensibilidade, expressa nas artes, sei disso. Só podes ser um ser muito humano.
    Abraço
    Luís

    ResponderEliminar
  2. Vocação ... pois não tem só a ver com as circunstâncias nem com a carga genética. A vocação tem o seu quê de mistério...
    Depois penso que é diferente vocação e profissão. E profissões cada um (em princípio) escolha aquela que se adapta à sua maneira de ser.
    Vocação (vocare: chamar)é algo que envolve uma vida, independentemente da profissão. Por exemplo, falo da profissão de enfermeiro, mas refiro vocação aos que enveredam pelo casamento...
    Abraço
    AS

    ResponderEliminar
  3. Caro AS não percebi a uma ultima expressão "...mas refiro vocação aos que enveredam pelo casamento..."
    Quer explicar melhor?

    ResponderEliminar
  4. Amigo,
    queria dizer que entendo por vocação opções vitais. Citei o casamento, mas poderia referir a vida celibatária, opções de compromisso realizante na fé, etc...
    Fundamentalmente, quis distinguir profissão e vocação.
    SA

    ResponderEliminar