terça-feira, 21 de julho de 2009

Mais uma meta cumprida...

Mais um momento de aprendizagem está concluído! Finalmente!
Este estágio, que começou a 11 Maio, iniciou-se logo como um tornado! Alterações inesperadas nas nossas vidas por impotência das estruturas universitárias e hospitalares que não conseguiram coordenar os aspectos burocráticos, acabando por atingir os alunos. Um fax perdido... pano para mangas...

Não vale a pena chorar sobre o leite derramado mas é indispensável que as pessoas reflictam sobre as suas acções, principalmente quando estas envolvem e podem desestruturar a vida de outros.

A notícia, que estagiaríamos no S. João, caiu que nem uma bomba! Para quem está habituado a planear tudo com antecedência, a adaptação foi terrível. Sim, muito complicada porque, para além da nossa insatisfação que quase roçava na desmotivação, estávamos num hospital central numa grande cidade. Nota-se logo a diferença entre personalidade: cada um por si, mais frios, mais importante o estatuto, as aparências...

Com o tempo... fomos conquistando e adoçando a personalidade deles e, também é verdade, aprendemos a lidar com os enfermeiros, médicos e auxiliares. Neste aspecto aprendeu-se muito. Talvez fosse a parte do estágio mais complicada: trabalhar com pessoas numa equipa multidisciplinar.

Os sorrisos foram aparecendo... a motivação começou a desbotar... o trabalho emergiu mas o cansaço, também, se fez notar.

Actualmente... fazendo uma breve retrospectiva, o balanço é sempre positivo. Em termos de conhecimentos sobre cirurgia estes foram largamente alcançados. Essencialmente, posso dizer que aprendi muito a trabalhar com pessoas que pensam de maneira muito diferente e obtive uma aprendizagem, maioritariamente, seguindo pelos padrões menos usuais no serviço. Não quero com isto dizer que estavam errados... Todavia no meu entender, e baseado na investigação, muitas vezes não serviam o melhor bem do utente (é que ás vezes implicava trabalho...). Nos primeiros dias após perceber a dinâmica do serviço pensei que poderia perder a minha dinâmica de trabalho, processo de pensamento, método e organização no trabalho assim como o rigor técnico-científico... que eu fosse absorvido pela maioria deixando de ter pensamento crítico.

Felizmente que isso não aconteceu, mas não é/foi fácil! Penso que eu juntamente com os meus colegas... deixamos algo naquele serviço... nem que seja a dúvida na cabeça deles "talvez o que eles fazem/dizem até faça sentido..."

Agradeço, principalmente a alguns amigos que sempre confiaram mais em mim do que eu próprio. Não é muito comum em mim dizer à Deco (Carla), Luís Nuno e S. Manel que o apoio demonstrado foi fundamental. Ah... não posso esquecer d´Ele.

Agora... venham as merecidas férias!

3 comentários:

  1. Como é bom chegar ao fim desta etapa com a sensação de que o tempo e a vida nos ensinou alguma coisa e que também demos a nossa contribuição!...
    Aprende-se aprendendo, aprende-se ensinando...
    Parabéns pela meta alcançada, garantia de ultrapassagem de futuras metas.
    Boas férias!
    CP

    ResponderEliminar
  2. Boa análise, bom proveito!
    Quando a vida é assim, tão intensa, numa idade de sonhos, como será o amanhã?
    De certeza que vais ser alguém importante e certamente transformar a vida à tua volta. Espero que nunca pactues com os mal encarados. Que haja sempre um riso saudável,na caminhada.E essencialmente muita massa crítica.
    Abraço
    Luís

    ResponderEliminar
  3. Vencer os obstáculos é um dos desafios da vida e de nós enquanto pessoas.Tenho a certeza que todas as curvas que tiveste que contornar nesta linha da vida foram uma mais valia para o teu processo de aprendizagem e principalmente para a tua formação enquanto futuro enfermeiro e como pessoa.Percebo-te muito bem colega mas também te percebo Amigo:)
    Já falta mt pouco...
    Boas Férias

    ResponderEliminar