segunda-feira, 3 de agosto de 2009

"eu bebo uns shots porque..."

A leitura de um blog amigo despertou-me a curiosidade para escrever sobre nesta área. Bem, aqui não será feito um relato na primeira pessoa nem na terceira. Apenas tentarei partilhar a minha experiência enquanto jovem e com outro jovens a quem orientei sessões de educação para a saúde sobre álcool no âmbito dum projecto comunitário do voluntariado.
Num texto anterior tentei alertar para as motivações de pegar num copo, embora muito superficiais focando o grupo.
Aqui quero realçar outra vertente: beber para deixar de ser tímido!
Esta foi umas das principais razoes lançadas à discussão. A timidez na adolescência é uma característica perfeitamente normal. Muita vezes não nos sentimos nem peixe nem carne, nem nos vêem como tal. A transição de criança para adulto tem como intermediário a adolescência. Ora nesta, vamos adquirindo características de adulto: físicas, mentais e sociais. Este processo demora anos e muitas vezes não é balanceado nesta três vertentes, pois não existem balanças de 3 eixos. Desta forma é natural que as pessoas, muitas vezes se refugiem na timidez por ainda não se identificarem com algo.
Mas, a inteligência humana é soberba. Sabem que existem antídotos para a timidez aceites socialmente: álcool. E... tem razão! O álcool inibe a timidez! Passo a esclarecer. Basicamente temos 3 grande tipos de neurónios: inibitórios, excitatórios e profundos, capazes de serem inactivados pelo álcool. O álcool actua neles pela sequência descrita. Os jovens sabem inconscientemente este mecanismo, então bebem um ou copos para inibirem os inibitórios (os da timidez) assim estando mais activos os excitatórios responsáveis pelos estados eufóricos. Todavia, este estado é tão eufórico e a inexperiência da juventude é muita que não conseguem parar... e vem mais uma rodado. E, de rodada em rodada, estas inibem os excitatórios e prevalecem os profundos, do coma e funções sinais. Alerto soó para o facto de que se o alcool inibir estes ultimos neuronios... S. Pedro será a proxima visita.
Ah.. a tal timidez não permite ir ter com aquela miúda/miúdo gira/a ... realçar o meu ponto de vista ... mostrar que sou muito crescido ... etc.
O álcool é o escape à timidez... mas não a uma ida ao hospital.

Sei que todos gostam de experimentar... e isso também é positivo.. por isso, se queres beber fá-lo junto de alguém de confiança e que saiba detectar quando apenas inibiste a timidez e não ultrapasses a euforia.

Sem comentários:

Enviar um comentário