sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Onda de calor...

Parece que o calor chegou no pico do Verão. Segundo a protecção civil, até terça-feira, as temperaturas elevadíssimas irão persistir. Por terras do Vale do Sousa a temperatura máxima tem rondado os 38ºC.
Dadas as temperaturas elevadíssimas e menor percepção sensorial do organismo nos idosos e crianças o risco de desidratação é um aspecto a ter em conta. A desidratação é um dos principais motivos de recurso aos serviços de urgência, principalmente pelos idosos, aquando de temperaturas elevadas. Tanto as crianças como os idosos tem uma menor percepção e regulação da quantidade de água a ser usada pelo organismo, querendo isto dizer diminuição da sensação de sede. Tudo isto leva a que o corpo vá perdendo água, sem que haja reposição desta.
Desta forma, é importante que idosos e crianças bebam muita água. Idosos, em média, devem beber quase 2L/dia (principalmente neste dias mais quentes).
Gente mais velha bebam muita... água!
Atenção, também, aos incêndios e fogueiras!

1 comentário:

  1. Oportuno alerta. Com este calor que se faz sentir, realmente precisamos de beber água. Bem, alguns aproveitam o excesso de calor para lhe juntaram um excesso de álcool...
    Está pelas minhas bandas um calor abafado, sufocante. Oxalá que alguns não se aproveitem da onda de calor para semearem incêndios nas florestas ou no que delas resta...
    Bom fim-de-semana
    MP

    ResponderEliminar