quarta-feira, 12 de agosto de 2009

"No final é que se fazem as contas..."


Há pouco estava a acompanhar a volta a Portugal em bicicleta e uma expressão de um dos ciclistas no final desta etapa deixou-me a pensar... A expressão foi esta "no final é que fazemos as contas e depois digo-te se o tempo que ganhei/perdi é suficiente"...
Então ora vejamos, se no final desta prova ou outra qualquer e apenas no final forem feitas as contas... depois nesse mesmo final serão os mesmos a lamentar-se naquilo que fizeram mal e poderiam ter feito algo mais. É impossível planear ao pormenor "os tempos a ganhar" em cada etapa de ciclismo e na vida, todavia a esquematização e planificação das etapas é fundamental não só na gestão do esforço como das adversidades. Claro está que deve-se estar sempre preparado para os obstáculos inesperados e sempre conscientes que as planificações não passam de exercícios mentais teóricos que visam rentabilizar as acções. Cabe ao Homem o dom de transformar este dom mental em prático que mais nenhum animal possui.
Acrescento, ainda, que os grandes astros do desporto e da vida assentam as suas estratégias num planeamento das tarefas que se avizinham: Sir Alex Ferguson, José Mourinho, Lance Armstrong, Albert Einstein, Franklin Rosevelt... e fico por aqui!
Desta forma, a madrasta expressão lusitana "no final é que se fazem as contas" arrasta muitas vezes um sabor amargo temperado com os tais "se eu tivesse feito isto...".

2 comentários:

  1. "Prognósticos só no fim"... Ah! Grande João Pinto, enorme capitão dos CAMPEÕES!
    No final se fazem as contas. Queria pedir aos benfiquistas que pensem no título deste post! É que vejo por aí tanta euforia nas hostes encarnadas e na imprensa de bico vermelho...
    Olhem que até ao momento, apenas ganharam uns torneios de verão! Não embandeirem em arco... Depois a decepção pode ser maior.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado "Anónimo" pela visita, antes demais!
    Bem... quanto aos períodos de êxtase dos benfiquista é verdade que talvez sejam exagerados porque como diz e muito bem não ganharam nada.
    Mas também é verdade que aquele clube que move mais gente aos estádios e mais adeptos tem é aquele que melhor futebol está a jogar. Isso não pode ser negado. Prometem bom futebol e garra. Agora. se irão conseguir materializar isso em pontos no campeonato... só saberemos a partir de domingo.
    Ahh...caso também não haja fruta metida no meio do campeonato... lol ahahahah
    saudações

    ResponderEliminar