quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

E... mais uma meta cumprida...

Ufa! Finalmente estão a chegar as férias de Natal. Fisicamente, ainda estou, como diz o povo, "pras curvas", mas a cabeça anda a precisar de descansar. Ou pelo menos sair do poço de infecção que é um hospital.
Desenhado a pensar na II Guerra Mundial, o Hospital de S. João não é propriamente um espaço em que os doentes e funcionários possam regalar a vista pela janela. Até pelo contrário, ontem dizia uma mãe "estou aqui há uma semana e ainda não vi a luz do dia. Só vejo escuridão!Estamos enclausurados?!". Felizmente que a luz da fraternidade, carinho e dedicação ilumina este serviço.
A experiência na pediatria deste hospital foi muito interessante. Cuidar de crianças exige muita confiança e rigor. Os procedimentos técnicos, às vezes parecem assustar, todavia a capacidade de interpretação dos sinais de um ser que não fala (normalmente só chora) andam sempre de mãos dadas à ansiedade vivida pelos pais. Montar este puzzle é a chave da recuperação da criança.
A pediatria faz derreter o gelo dos corações mais invernoso.
Lamento a míseras condições de trabalho. Pelo menos as crianças, o nosso futuro, mereciam melhores intra-estruturas. Não são os TGV´s, aeroportos, pontes, estádios de futebol... que cuidam das pessoas!

3 comentários:

  1. Amigo Pedro:
    Acompanho com muita atenção o que vais partilhando, nestes momentos, à escala humana.
    Dou-te os parabéns pela lucidez, pelo rigor, pela competência e pela vontade de aprender sempre coisas novas, que transpira dos teus textos.
    Apenas um reparo: os textos deveriam ser sempre revistos antes de os publicares pois há sempre a falta de um "ésse" algures. Por ex:"Lamento a míseras" deveria ler-se "as míseras"..."infra-estruturas", em vez de "intra estruturas"..."um espaço em que os doente"em vez de "doentes", etc. etc.
    É que o conteúdo é sempre tão interessante, quando és tu a partilhares reflexões que fazes, que estes erros e lacunas, motivados talvez pela pressa de publicar não ajudam o leitor que não te conheça a formular um juízo adequado sobre a pessoa que és - e tu és um indivíduo que merece todo o incentivo dos que há muito te lêem.
    Abraço amigo
    LFM

    ResponderEliminar
  2. Muito bom, oportuno e certeiro o comentário anterior. concordo.

    Parabéns ao autor do blog. São mais que justos.Certamente terá o estofo interior para acatar as sugestões oportunas que lhe foram deixadas.
    SP

    ResponderEliminar
  3. Sem dúvida que as férias fazem sempre bem ;). Também gostaria de salientar o facto de não concordar com o Sr. Oásis dos sonhos, quando diz "que estes erros e lacunas, motivados talvez pela pressa de publicar", pois toda a gente comete erros, e às vezes por mais que leiamos, nunca encontramos todos os defeitos (falo por experiência própria porque também já tive um blog!).
    Continua Pedro, parabéns por este excelente trabalho que tens feito constantemente. Bj

    ResponderEliminar