domingo, 27 de dezembro de 2009

Jovens portugueses bebem como…


Os mancebos lusitanos estão a eleger padrões de consumo de álcool estranhos à nossa tradição. Os exemplos externos, hábitos dos países nórdicos, ou seja, consumindo grandes quantidades em curtos espaços de tempo são cada vez mais incorporados, em busca da perda de consciência. As análises internacionais remetem-nos para uma tendência crescente em Portugal, iniciada antes 16 anos de idade. Este saliencia, tem por base, talvez, de nos fazer acordar para o abuso do consumo de álcool neste período festivo, que tem consequências dramáticas sobretudo nos acidentes rodoviários.

No terreno prevê-se um plano que impinja uma acção concertada a nível da redução de oferta e da publicidade, bem como dificultar o acesso ao consumo de álcool. Em cima da mesa está, concretamente, a proposta da subida da idade legal para o consumo de álcool dos actuais 16 anos, para os 18 anos, medida que tem sido contestada sobretudo pelo «negócio da noite».

Tendo em consideração o que a arte científica expressa sobre o efeito do álcool no desenvolvimento do cérebro, o aparecimento de cirrose em jovens com menos de 30 anos, encefalopatia hepática, as gravidezes indesejadas e as doenças sexualmente transmissíveis contraídas em plena bebedeira, entre muitos outros efeitos secundários, a prevenção é uma prioridade. Não obstante, a análogo ao Estado, fica a responsabilidade dos pais. Estes podem e devem controlar e saber dizer NÃO. Pela saúde dos filhos.

3 comentários:

  1. A realidade é mesmo essa, ou seja, cada vez mais cedo, os jovens começam a consumir bebidas alcoólicas, que tal como referiste, trazem várias consequências... Mas uma coisa também é realidade, muitas vezes os pais dizem não aos filhos, e estes na sua ausência, fazem o que querem e lhes apetece... mesmo que seja proibida a venda a uma certa idade, os jovens conseguem arranjar na mesma................

    ResponderEliminar
  2. Pertinente.
    O teu blogue melhorou nos últimos tempos, a selecção de temas e o interesse que os posts despertam, demonstram que este projecto dos "Momentos" está a ganhar outro (muito melhor) fôlego.
    Abraço

    Luís

    ResponderEliminar
  3. Em 8 de Março de 2010 espero estar aqui a festejar o primeiro aniversário desta tua caminhada, partilhando razões e emoções.
    Feliz Ano Novo!
    Luís

    ResponderEliminar