segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

No café...

Por estes dias, em que o trabalho aperta mais um pouco, uma boa conversa no café com os amigos ajuda descomprimir um pouco. Como nós costumamos dizer, "dois dedos de treta não fazem mal a ninguém". Em ponto de conversa pôs-se em cima da mesa uma questão: como ajudar um amigo?!
Ouviu-se algumas opiniões divergentes.
Contudo, a certo momento alguém refere uma história similar a esta:
"... estava eu a passar junto de uma criança que estava no chão. Ela com um olhar pediu-me que a ajudasse. Então fi-lo. Baixei-me e expliquei-lhe uma forma de ela se levantar. Apenas uma estratégia. Com o seu esforço e, comigo junto a ela a orientar esse processo, a criança lá se ergueu. Agradeceu-me com um sorriso. Passadas algumas horas... ao longe mantive-a debaixo do meu olhar, pois ela estava no chão, novamente. Mas... desta vez sozinha com as técnicas instruídas anteriormente consegui levantar-se sozinha e caminhar novamente...."
No seguimento desta história verídica outro acrescenta "... noutro dia alguém precisava de dinheiro. Eu como sou amigo dessa pessoa não lhe dei o dinheiro. Ajudei-o da melhor forma que podia, dizendo-lhe algumas alternativas que ele poderia usar ou para arranjar o dinheiro ou para resolver a situação de forma legal. Caso eu lhe lhe tivesse dado o dinheiro estava a facilitar-lhe tudo. Dava-lhe uma noção errada da vida e de amizade..."
Será isto verdade?!

2 comentários:

  1. Claro que é verdade. Podemos ajudar alguém dando-lhes dicas e não as coisas.

    ResponderEliminar
  2. Claro que é verdade! A melhor forma de ajudar é dar dicas e "não fazer ou oferecer".

    ResponderEliminar