domingo, 17 de janeiro de 2010

Morte em Veneza...

A Morte em Veneza é a uma prosa que relatava o fascínio de um escritor consagrado, Aschenbach, sente por um adolescente deslumbrante, Tadzio. Uma paixão que se arrasta por Lido e depois pelas ruas sórdidas de Veneza que questiona a situação moral do artista.
Esta bela novela de Thomas Mann, Nobel da literatura em 1929, recorda a filosofia Platónica abordando a relação com belo e fala da nostalgia das suas emoções.
É um livro pequeno e que é muitíssimo bem escrito, com uma escrita complexa e profunda!
Paralelamente a esta história o autor induz-nos a viajar pelas ruas de Veneza ao longo da leitura do livro.

3 comentários:

  1. Perdoa a minha dúvida, mas não percebi se estas breves palavras são resultado de alguma leitura que fizeste do famoso texto de Thomas Mann, se é retirado de algures para falar numa obra que entendes merecer atenção (pela técnica de escrita e pelo tema, arrojado na época)...?
    Há um filme, com imagens que evocam telas de pintores impressionstas, considerado obra prima, com o grande actor Dirk Bogarde e cujo realizador é Luchino Visconti. Creio mesmo que esse filme terá tido um prémio...mas nem toda a gente suporta o clima da película, que remete para a peste que grassava em Veneza, aquando do desenrolar da ficção e para o drama que é alguém ficar sem alicerces, ser abalado por um autêntico terremoto interior, que baralha e põe em causa os valores que a Sociedade integrara no começo da sua caminhada. E que ainda por cima sofre uma dupla contaminação: seduzido pela beleza e entretanto, pela epidemia, quando decide permanecer naquele ambiente doentio...
    De qualquer modo é importante a tua chamada de atenção para um Mestre do romance mundial e para um livro que nos obriga a reflectir sobre a Estética e as questões filosóficas e emocionais decorrentes da contemplação da Beleza.
    Abraço e boa semana
    LFM

    ResponderEliminar
  2. Caro "oasis dossonhos"
    estas palavras são baseadas na leitura do livro. Foi falha minha ñ ter referido isso.
    Alias, ja vi parte do filme. Mas devo dizer-lhe que o livro é mais apaixonante.
    Alias, no filme Aschenbach é homem de arte sendo maestro mas no livro é escritor. Apenas uma das várias ressalvas
    Saudaçoes!

    ResponderEliminar
  3. Sinceramente nunca tinha ouvido falar neste livro...mas já fui pesquisar o resumo, e gostei! :)

    ResponderEliminar