quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Ministra da Saúde...

Hoje umas das marcas do dia, para além da vitória incontestável do SL Benfica e polémica em torno do no livro de Saramago, é a reorganização do governo de José Sócrates. Algumas caras novas entram outras mantém-se. Claro está, que dou especial atenção à pasta da saúde.
Tal pasta mantém-se na posse da pediatra Ana Jorge. Se havia ministros a serem substituídos, esta médica deveria ser uma dela. No meu entender, esta ministra está apenas centrada nos grandes centros, grandes hospitais e grandes personalidades: os médicos!
Toda a sua politica passa sempre sobe alçada de supervisão médica. Centraliza as suas questões apenas nos médicos! Cara ministra, há muito mais profissionais na saúde para além do monopólio médico. Todos os profissionais na área da saúde tem um papel preponderante na saúde das comunidades, sendo assim, devem participar todos de igual forma.
Apesar de muitos terem barafustado discórdia, continuo a pensar que o anterior ministro, Correia de Campos, foi um elemento da equipa de Sócrates mal "utilizado estrategicamente". Li e reli varias entrevistas e este homem, para além de ter uma vasta experiência na gestão de programas de saúde, tinha uma noção exacta do que queria. Não a actual detentora desta pasta a ter tal amplitude.
Não obstante, há que ter esperança e acreditar nas pessoas... Que remédio!

2 comentários:

  1. Bem, tu estás mais dentro da questão. Mas a opinião que mais tenho ouvdo é-lhe favorável, ao contrário do seu antecessor, Correia dfe Campos.
    A política parece a mesma, só que esta a exerce de outro modo, cai melhor no goto do povo.
    Bom mesmo foi a partida de "anedotas" como Lurdes Rodrigues, Alberto Costa e Jaime Silva...
    Cá estamos para ver como estes se comportam.
    Mas Sócrates não me inspira confiança. O problema é do "chefe"...
    Serorius

    ResponderEliminar
  2. Subscrevo a mil por cento a opinião anterior. E envio um abraço.
    LFM

    ResponderEliminar