quarta-feira, 11 de março de 2009

A caminho do que quero...

As vitórias do ser humano, no meu entender, não passam apenas por só conquistarmos aquilo que pretendemos, mas por estas irem de encontro àquilo que os outros esperam de nós.
No meu entender (e de alguns profissionais de saúde...) hoje fui capaz de aplicar aquilo que aprendi e que ia de encontro aos meus objectivos futuros na profissão e da pessoa. O que para muitos são apenas "coisas", porque não lhes sabem atribuir o significado teórico, para mim são ganhos enormes à luz de uma perspectiva futura. Para tal, é fundamental conhecer o potencial de desenvolvimento das pessoas. Não nos podemos esquecer da volição delas e factores intrínsecos à natureza e meio circundante a esta.
Nesta pessoa o facto de ela ter conseguido alimentar-se quase a totalidade da sua refeição sozinha e ter-se tranferido da cama para a cadeira pode fazer a diferença na continuidade dos cuidados no ambiente domiciliário. Certamente que a continuaçao deste cuidados pode, por exemplo promover a autonomia do doente e consequenctemente lentificar/evitar a sobrecarga do prestador de cuidados.
É claro que acredito que é por aqui que passa o futuro...

4 comentários:

  1. Caro Pedro
    Há quem diga que os jovens são sinónimo de facilitismo. Ao ler estas palavras, mesmo aquele verbo à Mia Couto, que se usa muito no Porto - lentificar - sinto-me descansado por haver futuro, por haver gente como o Pedro, a pensar assim, empenhado em dar o seu contributo para que o nosso mundo melhore.Uma saudação especial neste início pela blogosfera, augurando que o blogue e o autor durem muitos anos, com alegria, esperança, sonho, dignidade e este empenho que mostra a qualidade quando há formação intelectual e humana.
    Bem Hajas.

    ResponderEliminar
  2. cabe a nós fazermos a diferença num presente já futuro... e surge muito da sensibilidade de cada um para estes pequenos(grandes) pormenores!

    ResponderEliminar
  3. desde já o meu obrigado a estas duas pessoas que amavelmente comentaram e criticaram o blog.

    ResponderEliminar
  4. Olá, Pedro!
    Parabéns por este mergulho na blogosfera.
    O texto que postaste revela uma interessante sensibilidade aos outros e uma vontade desafiante de crescer na profissão que escolheste.
    Penso que este é mesmo o caminho, o desafio e o projecto para os jovens.
    Então vá, toca lá este blog prá frente e alimenta essa vontade generosa de viver servindo e de servindo viver.
    Parabéns.
    Abraço
    Asas da montanha

    ResponderEliminar