quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Afinal, D. Afonso Henriques nasceu em... Viseu!

Os oitocentos anos do nascimento de D. Afonso Henriques foram comemorados em 1911, mas os novecentos serão antecipados dois anos, com Guimarães e Viseu a não quererem deixar passar a data em falso.

Apesar de a Câmara de Guimarães manter ainda no seu sítio da Internet 1111 como o ano de nascimento do primeiro rei de Portugal e de a Sociedade Martins Sarmento considerar que, «com certeza e rigor», não se sabe nem quando nem onde nasceu, ambas aceitam que a data mais provável é 1109 e, por isso, estão a ser preparadas comemorações para o próximo ano.

Meia centena de estudiosos portugueses e estrangeiros participam a partir de quarta-feira no congresso internacional "Afonso Henriques 900 anos depois", que comemora o nascimento do primeiro rei de Portugal em Viseu.

A polémica tese sobre o nascimento de D. Afonso Henriques em Viseu foi avançada há 19 anos pelo historiador medievalista Almeida Fernandes, já falecido. João Silva de Sousa, comissário-geral das comemorações, disse à Agência Lusa que logo quando Almeida Fernandes "definiu Viseu como pátria de D. Afonso Henriques, recebeu cartas dos académicos da época a darem-lhe o seu apoio", que estão na posse da família.

Exemplificou com a carta enviada em 1992 pelo cónego Avelino de Jesus da Costa, que era professor catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, que referia: "Quanto ao nascimento de D. Afonso Henriques em Viseu, os documentos apresentados por V.ª Ex.ª não permitem outra conclusão".

Segundo João Silva de Sousa, a tese tem reunido cada vez mais adeptos, mas garante que não se trata de uma "guerra" contra Guimarães.

"A tradição diz que o nascimento foi lá (em Guimarães), mas a documentação diz que foi cá (em Viseu). E a documentação é mais importante do que a tradição", considerou o historiador, acrescentando que "a Guimarães ninguém tira a fundação da nacionalidade".

A tese de Almeida Fernandes surgiu, curiosamente, depois de, em 1990, ter sido posta em causa a "tradição" de que Guimarães foi o "berço" do fundador da nacionalidade, com o aparecimento da hipótese de Coimbra.

Guimarães aceita que D. Afonso Henriques tenha nascido em 1109, mas considera não haver dados históricos que provem onde, enquanto a Viseu cada vez mais chegam ecos que dão razão à tese do historiador medievalista Almeida Fernandes.

Almeida Fernandes explica na sua obra que esta resulta de uma encomenda feita pela Unidade Vimaranense. A Associação para o Desenvolvimento de Guimarães e sua Região, que lhe pediu para «averiguar, se possível, onde nasceu D. Afonso Henriques».


(texto adaptado de Jornal de Noticias (15-09-2009) e diario.iol.pt )

1 comentário:

  1. Conheci pessoalmente o Dr. Almeida Fernandes. Era de uma honestidade intelectual a toda a prova.
    Falou-me muitas vezes sobre esta problemática e afiançava que, à luz dos documentos, só podia chegar a essa conclusão: Afonso Henriques nasceu mesmo em Viseu.
    Tarcísio Ildefonso

    ResponderEliminar